hits Orquestra de Violões do Seridó Oriental: Conversa com o mestre Dominguinhos
hits

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Conversa com o mestre Dominguinhos


 Há alguns anos foi lançada em Currais Novos a "Orquestra de Violões do Seridó Oriental", fruto de um projeto cultural que levou aulas gratuitas de violão a mais de 60 pessoas da comunidade. O grupo fez várias apresentações em cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba: Frei Martinho, Santana do Matos, Santa Cruz, Lagoa Nova, Caicó, Acari...

E qual não foi nossa surpresa ao fazer uma apresentação no canal 05 da TV a Cabo local, no Programa "Seridó Caboclo", quando recebemos a notícia de que Dominguinhos estava na cidade e iria dar uma entrevista em meio à apresentação da Orquestra de Violões. Foi nesse dia que tive contato com o vencedor do Grammy Latino por duas vezes, com o CD Chegando de Mansinho (2002) e o Melhor Álbum de Raiz Brasileiro, com o CD e DVD Iluminado (2012).

Dizem que os grandes mestres e a almas iluminadas irradiam humildade e simplicidade de coração. Foi o que senti ao apertar a mão do sanfoneiro mundialmente conhecido e respeitado, um dos sucessores do Rei do Baião. Sereno, de voz mansa, ele sentou ao lado da Orquestra e ouviu nossa singela homenagem através de "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, "Ponteio Acutilado", do Quinteto Ramorial de Pernambuco, e "Bicho de Sete Cabeças", de Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Renato Rocha.

Dominguinhos, na sua modéstia, elogiou o trabalho iniciante do grupo e incentivou a futura criação de aulas de sanfona, o que ocorreu em 2013, com a consequente formação da "Orquestra Sanfônica do Casarão de Poesia. Do encontro com o mestre ficou a lição de modéstia, de dedicação no que se faz, do respeito à música como forma de transformação e celebração da vida. Obrigado, mestre Dominguinhos. Que esteja em paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário